domingo, 31 de janeiro de 2016

Review: Grapefruit & Sugar Beet Shampoo & Conditioner da Earthsap

Janeiro foi um mês calmo em que consegui cumprir com o que tinha agendado para o blog, vamos ver se os próximos meses conseguem ser assim produtivos por estes lados. Então, neste último dia do mês trago-vos uma dupla review de produtos capilares da marca Earthsap. Apesar de eu ter gostado muito do meu primeiro champô natural da Enchantrix, a variedade de produtos naturais existentes pelos lados de Joanesburgo, fez-me querer experimentar diferentes e ver qual o melhor conjunto para o meu cabelo. Será que esta marca conseguiu superar a Enchantrix?


Segundo a Earthsap:
O remédio perfeito para os cabelos oleosos. Este champô e condicionador naturais purificam e nutrem o cabelo, ajudando a regular a secreção de óleo pelo couro cabeludo. Como são 100% não-tóxicos, não precisa se preocupar com substâncias químicas nocivas que tiram os nutrientes ao seu cabelo. Eles são gentis o suficiente para uso diário e são seguros para toda a família e para o ambiente, pois são baseados em ingredientes simples e puros e óleos essenciais. 

- A beterraba é rica em betaína que penetra no cabelo, reparando-o e fortalecendo-o até às pontas. Contém também proteínas, cálcio e vitamina B e C que ajudam a manter o couro cabeludo e cabelo naturalmente saudáveis.
- O óleo essencial de toranja é um limpador levemente ácido, que elimina suavemente o excesso de óleo e que equilibra os níveis de óleo do cabelo.
- A proteína de soja repõe os nutrientes tão necessários.
- Não possui fragrâncias sintéticas, conservantes artificiais, fosfatos, petroquímicos e cloro.
- Nenhum animal foi prejudicado para fazer este produto.
- 100% biodegradável e não-tóxico.
- Indicado para cabelo normal a oleoso.

Modo de Utilização
Massajar o champô no cabelo e couro cabeludo molhados e enxaguar. Aplicar, de seguida, o condicionador, insistindo nas pontas e áreas mais danificadas. Penteie e enxague bem. Para melhores resultados utilizar em conjunto o champô e condicionador da mesma linha.

A minha opinião:
Foram dois os motivos que me levaram a querer experimentar este champô: a sua fórmula simples e o facto de ser destinado ao cabelo oleoso, pois sempre se lê por aí que se deve usar um champô destinado ao nosso tipo de cabelo, de forma a obter melhores resultados. O condicionador não foi o mais indicado, pois as minhas pontas são secas mas, na altura, só havia este. A marca diz que o champô regula/equilibra os níveis de óleo produzidos pelo couro cabeludo mas, no meu cabelo, ele fez exactamente o contrário, deixando-o pesado, sem brilho e ainda mais oleoso (praticamente tinha de o lavar todos os dias). Apesar destes resultados, quando voltei a Joanesburgo a segunda vez, comprei uma outra embalagem para o testar de novo - os resultados foram exactamente os mesmos! Portanto, este produto foi uma verdadeira desilusão! Já o condicionador também não fez muito pelas minhas pontas, pois elas continuaram secas, no entanto, na hora de aplicar, ele deixava o cabelo muito macio e desembaraçado. Este era um condicionador para cabelo oleoso, por isso eu também não esperava que fosse hidratante o suficiente. Entretanto, ainda experimentei o condicionador de romã para cabelo seco da marca e esse conseguiu ser um pouco mais hidratante.

O champô é transparente com uma textura fluída, enquanto que o condicionador possui uma coloração esbranquiçada mais cremosa. O aroma foi algo que me desagradou. Tendo em conta os óleos utilizados (toranja e limão), eu esperava por um aroma natural, cítrico e fresco, mas nada se assemelhava a isso, antes era um aroma suavemente cítrico e meio sintético, que me fazia lembrar cheiro de detergente. As embalagens são exactamente iguais, com um design simples e uma imagem de toranjas. O papel que envolve a embalagem não possui uma película de plástico, o que faz com que se desfazendo e perdendo a cor com o uso e o contacto com a água.

Análise de ingredientes:

Champô
Purified Water (0), decyl & lauryl glucoside from coconuts (1), soy protein (1), coco betaine (1), wheat protein (1), vegetable glycerine (0), olive oil (0), grapefruit oil (0), lemon oil (0), citric acid (2), ascorbic acid (1).  

Condicionador 
Purified Water (0), cetearyl alcohol from coconuts (1), wheat protein (1), vegetable glycerin (0), vitamin E (1), calendula oil (0)grapefruit oil (0), sugar beet (0), soy protein (1), panthenol (vitamin B5) (1), decyl glucoside (1). 

Ambos os produtos possuem uma fórmula bastante natural e simples com apenas 11 ingredientes. Não tenho nada a referir quanto à nocividade, apenas tenho a destacar o wheat protein (proteína de trigo) no champô, o que significa que possui glúten. Não existe referência a fragrâncias nem aromas artificiais, aliás, a marca até diz que não faz uso de tais, por isso, à partida, os aromas são naturais. Além disto, tenho a seguinte observação: se a embalagem diz que o champô é de toranja e açúcar de beterraba, onde está o açúcar de beterraba nos ingredientes? Ele apenas está presente na fórmula do condicionador e não na do champô. A mãe do meu namorado tinha uma embalagem de 400ml deste champô em casa e eu fui dar uma olhada nos ingredientes. Para meu grande espanto, a fórmula só continha 7 ingredientes e alguns deles nem coincidiam com a minha versão de champô (saponified coconut extract, wheat germ, salt, sugar beet). Este já continha o açúcar de beterraba mas, como pode um mesmo champô ter fórmulas diferentes? Além disso, este champô referia na embalagem ser para todos os tipos de cabelo. É a segunda vez que encontro isto num produto natural originário de África do Sul e é algo um tanto grave, pois é importante que as pessoas tenham conhecimento dos ingredientes certos que constituem o produto, principalmente para pessoas com certas alergias. Isto só demonstra que as marcas por aqui não são nada sérias com os produtos que fabricam. Para uma informação mais detalhada acerca dos ingredientes, consultar aqui  

Embalagem: 250 ml ou 400 ml 
Comprar: Lojas naturais ou hipermercados de Joanesburgo  
Preço: R53 (o preço varia consoante a loja, nos hipermercados a embalagem de 400 ml chega a ser o mesmo preço que a de 250ml nas lojas naturais)

Nota Champô: 1/10

Nota Condicionador: 2/10

Conclusão: Nenhum destes produtos supriu as necessidades do meu cabelo, deixando-o ainda mais oleoso, sem brilho e sem volume. O aroma é demasiado artificial para mim, faz-me lembrar detergente, mas a fórmula não acusa nada, além disso, o champô possui glúten e eu não consumo glúten. Por todos estes motivos, estes são dois produtos que eu não voltarei a comprar, com muita pena, pois possui uma fórmula bastante boa (agora falta saber é qual a fórmula correcta). O meu namorado usou o champô de lavanda para todos os tipos de cabelo e gostou, já a mãe dele usou esta linha e a de romã e gostou de ambas. Aqui está uma prova que um mesmo produto pode ter resultados diferentes consoante o tipo de cabelo de cada pessoa.

4 comentários:

  1. Bem, essa história das fórmulas é mesmo bizarra! :s Não há controlo nenhum aí?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que as marcas naturais mais pequenas, como a Earthsap e outras, não têm o controlo devido.
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Thank you for always informing, educating and caring for others!! Congrats on another special article Ba <3

    ResponderEliminar
  3. Thank you for always informing, educating and caring for others!! Congrats on another special article Ba <3

    ResponderEliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿